segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mestre Norman Rockwell 1894 - 1978

Se me perguntarem quais artistas eu admiro, ficaria facilmente horas citando nomes... e como todo artista, tenho os meus Mestres Especiais, aqueles que quando vi pela primeira vez, minha visão e percepção do desenho necessitaram de evolução, "amor a primeira vista". O primeiro da lista foi Frank Frazetta, nesta apresento-lhes o Mestre Rockwell.


Norman Rockwell nasceu em Nova Iorque, e é um dos principais pintores e ilustradores da história, pricipalmente por possuir um realismo fora do comum nos seus trabalhos, dosado a um toque caricato, dando um "algo a mais" nos personagens de suas obras.


Rockwell era muito popular nos Estados Unidos, especialmente em razão das 323 capas da revista The Saturday Evening Post que realizou durante mais de quatro décadas, e das ilustrações de cenas da vida estadunidense nas pequenas cidades.


Seus desenhos e pinturas são famosos pela meticulosidade e exatidão de traços e cores, capacidade desenvolvida devido a uma timidez na fase de adolescência devido aos pés tortos que tinha, passou a ser observador dos colegas de escola, gostando assim de desenhá-los, pois segundo ele "cada um tem seu talento e o meu é desenhar".


A meticulosidade na produção dos trabalhos de Rockwell também é muito famosa, sempre fazia todos os desenhos separados em partes, esboço da ideia, vestuário e logo depois tudo junto. Em 1937 passou a fotografar e fazer seus desenhos a partir das fotografias obtidas, fazendo desenhos em preto e branco para depois estudar as possibilidades de cores e texturas. Ele gostava de dar atenção especial às expressões faciais, capturando as expressões de uma maneira exata e caricaturada.
Suas referências eram pessoas comuns, principalmente seus vizinhos e parentes.

Norman faleceu aos 84 anos, em consequência de um enfisema.

Mais informações...
Site Oficial
Museu

7 comentários:

  1. Puxa vivendo e Aprendendo...

    Mestre Rockwell.

    Ñ conhecia ,mas tinha um talento e tanto ..né??

    que coisa + lindaa......

    Tenha um ótimo finalzinho de tarde Amigo...


    bj...Darlene Alves...(".)

    ResponderExcluir
  2. Fala, André! Esse era Mestre mesmo. Tempos atrás baixei, acho que via blog Desenhistas autodidatas, um curso americano, que, originariamente nos anos 50/60, era por correspondência. Entre os elaboradores desse curso, Norman Rockwell.
    Ótima semana,
    Abração,

    ResponderExcluir
  3. opaaa, brigadão a todos!!
    Todo elogio pro grande Rockwell é poucoo!!
    Valeu a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eaii André, cara vc não sabe como fiquei feliz ao ver seu comentário no meu blog!é muito legal saber q artistas como vc visitam nosso cantinho!
    vlw mesmo cara!fantásticas artes! um grande abraço !

    ResponderExcluir
  5. Olá de novo, André. Entãoo obrigada pela dica. Mais o chato é que estou fazendo tantos planos para o meu aniversário, sendo que ele é só em agosto... :(
    Você é louco de não ter cachorro! Se eu fosse você, mudava agora desse apartamento, ia comprar uma casa enorme e adotava milhoes de cachorros. Eu, por exemplo, tenho dois cães, dois passarinhos e uma gata. É mole?!
    Um abraço e uma ótima semana para você também!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom descobrir a cada dia, mais e mais novidades. Muito boas, por sinal. Viajar pelo seu blog é um descanso. Parabésn!

    ResponderExcluir