domingo, 23 de janeiro de 2011

A beleza de uma Linha...

Traça a reta e a curva,
a quebrada e a sinuosa
Tudo é preciso.
De tudo viverás.


Cuida com exatidão da perpendicular
e das paralelas perfeitas.
Com apurado rigor.
Sem esquadro, sem nível, sem fio de prumo,
traçarás perspectivas, projetarás estruturas.
Número, ritmo, distância, dimensão.
Tens os teus olhos, o teu pulso, a tua memória.


Construirás os labirintos impermanentes
que sucessivamente habitarás.


Todos os dias estarás refazendo o teu desenho.
Não te fatigues logo. Tens trabalho para toda a vida.
E nem para o teu sepulcro terás a medida certa.


Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.

Poesia de Cecília Meireles (Desenho)

Como perceberam em outras postagens, gosto muito de usar rafes ou desenhos antigos e dar-lhe uma nova roupagem.
Esta técnica de trabalhar 100% com linhas emaranhadas, sinceramente, não sei se existe mas como a arte não tem regras, o fiz e achei muito interessante o resultado.

O rafe original desta ilustra foi feito em meados de 2005, quando produzia séries e revistas de tattoo. Esta pose foi usada para a capa de uma revista de tatuagem.
O primeiro rafe saiu realista, por motivo de estilo na época.


Mas a minha intenção era deixá-lo levemente estilizado, pois meus magos caricatos estavam me rendendo um bom reconhecimento.


Esta é a capa que foi para as bancas. Para a época estava ótima, mas hoje percebo muitas falhas no desenho, cores e no projeto gráfico que desenvolvi.
Porém tenho muito carinho por ela.


Crédito para o artista Perkan, o qual me inspirei pra fazer o rostinho do dragão.

74 comentários:

  1. Puxa vida!! Quisera eu desenhar um mínimo se quer e deixo tudo e vou viver de tirinhas engraçadas...
    Sou seu fã de carteirinha, viu? Parabéns!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vir aqui é dar de cara com a pura arte..arte que não tem medo de se mostrar nem de criticas...Já disse e vou repetir, teu trabalho é excelente, tua arte é excelente Artista Andre!
    Parabens e, avante!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns André, cada vez mais admiro os seus desenhos.
    ÓtIma semana a vc. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, André. Que trabalho belíssimo. E casou maravilhosamente com o poema.
    Amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro tuas descrições. Entro nas tuas linhas e ouso tentar ver com teus olhos. Adoro essa sensação. Um bj querido amigo.

    ResponderExcluir
  6. Muitas historias podem ser contadas a partir de uma linha traçada,,,abraços de boa semana pra ti amigo...

    ResponderExcluir
  7. Muito Boa Arte ,Melhor ainda a descrição!
    Um garde abraço André,TEnha uma Òtima semana !!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andre...

    Seu trabalho é belo demais...e permeado pela poesia de Cecília Meireles....se torna uma obra perfeita...

    E suas explicações complementam....


    bjos e bom inicio de semana!

    Zil

    ResponderExcluir
  9. Oi Andre,

    Como dizem aqui no meu bairro, vou usar a expressão: "Você manja muito!".
    Parabéns, seu trabalho é demais, gostei bastante do post.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  10. Lindo! Como todos os seus trabalhos. Parabéns mais uma vez!
    Olha só...fiz o conto inspirado na sua imagem da branca de neve.
    Espero que goste!
    Bloody Kisses!

    ResponderExcluir
  11. Fala, André! Bacana o jeito que vc posta. O desenho ficou muito bom. Parabéns!
    Abração,

    ResponderExcluir
  12. Estamos sempre a aprender, não é?
    Daqui a um tempo , com certeza verás outras coisas que podes alterar... e isso é evolução.
    Beijito.

    ResponderExcluir
  13. hi!
    amazing works!!! me gusta mucho tu trabajos!! Saludos!!

    ResponderExcluir
  14. Eu estava lendo o conto "Branca de Neve Evil" da Susy Ramone... e que bom ela colocou o teu blog no final!Pois eu adorei o teu blog amigo! Você é muito talentoso!
    Belo trabalho! Irei seguir o blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Lindo desenho brother!
    Obrigado pelo comments!

    Abraço e Sucesso!
    Leonardo

    ResponderExcluir
  16. Olá André! Obrigado pelo comentário no Cozinha... A grade que montamos para o Workshop está muito completa, sólida, com um time e tanto de instrutores! Garanto que não há muitos cursos de pintura como esse, nem em universidades! Hoje vou atualizar alguns tópicos que serão vistos no Workshop Ateliê Clássico. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá!!Bom dia!!

    Estou encantada com sua arte!!Parabéns!!
    Eu adoro pintura, desenho, tanto quando gosto de literatura.
    Obrigada pela visita!seja Bem vindo!
    beijos
    Boa semana

    ResponderExcluir
  18. Sabe André, o que me encanta em vc é este seu despojamento de suas ideias com relação ao seu trabalho. Este é sem duvidas nenhuma seu maior talento. Minha admiração por vc vem dai, deste seu desprendimento. Vc Não esconde nada, as dicas estão todas ai. Posso dizer que vc é alguém para se orgulhar? :))

    Beijos querido, obrigada por me visitar e por suas gentis palavras.

    flor de cristal{LB} .

    Em tempo. Agora sim o Banner esta lá. Eu levei e esqueci de colocar aff, que feio. :))

    ResponderExcluir
  19. Muitissimo obrigado pelos comentários, elogios, críticas de todos!!!
    Fico muito feliz em tê-los aqui.
    Respondi cada um com muito prazer em suas respectivas páginas. Voltem sempre, muito obrigado!!! :)

    ResponderExcluir
  20. Eu que agradeço!!!!
    Estou levando seu banner.
    Kisses!!!

    ResponderExcluir
  21. Voltei, para agradecer seu carinho, moço simpático.

    Beijim

    flor de cristal{LB} .

    ResponderExcluir
  22. Oi Andre
    obrigada pela calorosa visita
    sinta-se à vontade no meu cantinho..
    sigo-te nesse teu cantinho pra lá de interessante

    Beijos meu

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post, teu blog e tua visita em meu humilde canto de

    insanidades...rsrs

    Fique à vontade por lá, para sugerir, criticar ou apenas me ler...

    Um elogio vindo de um designer é uma honra para mim...

    Obrigada pelo carinho em me seguir...

    Doces besos,

    ;P

    ResponderExcluir
  24. Deu uma saudade de ti!!!

    beijos e uma mordidela...

    Estou de olho naqueles "rabiscos" sensuais.

    yllenah

    ResponderExcluir
  25. Olá André,

    Obrigada pela visita e pelo elogio.
    Fique a vontade para voltar quantas vezes desejar.

    Sigo-te em teu espaço, que é muito interessante.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Ótima escolha de poema, é realmente fascinante como a arte pode nos encantar durante o processo, todas as possibilidades e depois a obra acabada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Muito bonito teu blog também, belos os seus desenhos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Que lindo o teu blog!!

    Nossa, lindas ilustrações, parabéns pelo trabalho!!

    Sim, sim, existem muitas vítimas da TPM, rsrrs

    Bj.

    ResponderExcluir
  29. Meu amigo André, é sempre muito bom passear pelas linhas, palavras e desenhos deste seu incrível blog.
    Valeu pela linda poesia de Cecília Meireles e pelo traçado perfeito de seu desenho.
    Obrigada por me permitir adentrar essa sua casa virtual e me encantar com sua sensibilidade artística.
    Ah... adorei mais uma vez sua visita em meu blog.
    Bjssssssssssss de luz

    ResponderExcluir
  30. Nosssssaaaaa...
    Que talento...
    Adorei seu blog!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  31. Um belissimo dia pra ti amigo,,,abraços.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pela sua gentileza:)
    fiquei fascinada pelo que vi por aqui...
    :*

    ResponderExcluir
  33. Valeu mesmo pela força de todos!!!
    Fico muito feliz em tê-los aqui.
    Respondi cada um com muito prazer em suas respectivas páginas. Voltem sempre, muito obrigado!!! :)

    ResponderExcluir
  34. Maravilhosos desenhos...e sua postagem perfeita.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  35. O traçado que cria o universo...abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  36. Olá André!

    Parabéns pelo seu trabalho, é realmente fantástico! Como você mesmo escreveu, temos carinho por trabalhos antigos, mas é bom perceber a evolução do traço, da cor enfim...Gostei muito dos seus trabalhos em especial as cores e efeitos de luz e sombra...
    Obrigada pelo comentário no meu blog.
    Sucesso para você!

    ResponderExcluir
  37. Fantástico teu trabalho, amigão, parabéns!
    Vou te seguir, blz?

    Abraço cordial e prazer em conhecê-lo.

    Emerson Fialho

    ResponderExcluir
  38. wow, seus desenhos são lindos cara. apesar do mago da capa da revista parecer um desenho mais profissional eu gostei muito mais do mago com o dragão atrás e as linhas emaranhadas. ele tem mto mais vida duq o outro, como se fosse uma foto em preto e branco do próprio mago

    Não visitem nosso Blog Musical:
    http://alvoradadosom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Meu amigo, fiquye feliz: você tem um dom!

    ResponderExcluir
  40. Obrigada André, gostei sim.

    E volte, mesmo sempre que desejar.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  41. Excelente fim de semana, amigo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  42. Ótimos desenhos, lindo poema. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  43. VC é um Arco-iris de Talento ...

    Juntando a Poesia então...

    Magnifico....


    Parabénsss...
    .............

    Darlene Alves...(",)

    ResponderExcluir
  44. Oi, André! Como vai? É só não pensar do assunto que agosta chega rápido, mesmo. rsrs E quem precisa de animais de estimação tendo uma namorada dona de um zoologico?! (brincadeirinha) Então, lindo post, e lindos desenhos, lógico! É muita coicidência! Indiquei o mesmo selo da sua postagem anterior para o seu blog. Foi mal. Eu não vi que você já tinha ganhado um. Mas de qualquer maneira, se quiser, dá uma olhadinha lá e confere que você está na lista.
    Abraços
    BiaBloom

    http://invernodasflores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Aliás, eu conheço o poema do seu post. É mesmo lindo para desenhistas como você1 Parabéns!

    ResponderExcluir
  46. Olá meu caro amigo e genial artista André, a arte gráfica e a poética caminhado justas com muita qualidade, parabéns.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  47. Esse André é feraaaa demaissss !!!!!
    mano, parabens pelo selo, foi muito bem merecido...=D
    e a poesia da Cecilia Meireles ficou genial !!!!
    um grande abraço meu amigo...

    fica com Deus

    W.

    ResponderExcluir
  48. Mestreee! Ah que bom que me reachou! É curioso que eu perguntei de você pro Juarez esses dias... como você está? (além de detonando como sempre, né?) Parabéns pelo blog, ótimos trabalhos como sempre!!!

    Abraços!
    Cris

    ResponderExcluir
  49. Olá!!Bom dia!!

    Vim mostrar para o meu marido seu trabalho(belíssimo!!), e aproveito para desejar-lhe um ótimo final de semana!!
    Beijos
    *Meu marido gostou muito do seu trabalho!
    Seus desenhos são perfeitos!!

    ResponderExcluir
  50. Obrigada pela visita ao meu blog!volte mais vezes!
    Adoro desenhos, imagens e achei muito bacana o mago!
    Já tô seguindo aqui!
    bjs!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  51. Teu blog é muito bom, desenhos de um artista iluminado, firmeza nas mãos e letras no coração!

    estou começando meu blog, gostaria de recebe-lo em casa e autorização para visitá-lo, ok!
    beijos

    ResponderExcluir
  52. Olá André!!!

    Tudo bem?!
    Cara, obrigado pelo comentário que você postou no meu blog! Fiquei muito feliz!!!

    Eu vi seus desenhos e já virei seu fã! Parabéns!!!
    Essa ilustração para a revista de tatuagem está de tirar o fôlego!!!
    Ah, fiz um retrato e postei no meu blog!
    Quando tiver um tempinho dá uma olhada!!

    http://www.danielalvesartista.blogspot.com/

    Um grande abraço
    Daniel Alves

    ResponderExcluir
  53. André, que bonita postagem! Não só pelos desenhos e pelo poema da Cecília, mas principalmente por você compartilhar com seus leitores o processo de eleboração e reelaboração do desenho! Gostei muito de saber. Faça mais posts como este, é uma delícia saber como trabalha a mente do artista em seu processo de criação. Olha, eu sei que você já ganhou o selinho de outro blog, mas eu fiz como você, indiquei mais de quinze e escolhi todos os meus amigos especiais para presentear. Então, você acaba de receber o selo em dobro. Está lá, se quiser conferir. É só uma maneira de expressar o quanto admiro seu trabalho. Tenha um ótimo dia. CArolina

    ResponderExcluir
  54. Carcaaaa, sem palavras para agredecer todos os comentários, mas já tentei fazer, respondi cada um em sua página :)
    desculpem por nao ter atuzlizado ainda, mas o blog está passando por modificações, em breve terão novidades :D
    bragidão amigos pela força!!!

    ResponderExcluir
  55. Muito bonito seu trabalho, alias, bonito nem seria a palavra adequada para quem aprecia arte, mas...encantada...
    Abraços

    ResponderExcluir
  56. Trabalho encantador, magnífico Andre! Você é um grande artista, parabéns amigo!

    ResponderExcluir
  57. Meu querido, obrigada por sua visita, seu trabalho é lindo demais...bjos

    ResponderExcluir
  58. Muito bons seus desenhos. Obrigado por seguir nosso humilde blog.

    ResponderExcluir
  59. Oiiii,visitinhaaaa...

    vc sumiu.......

    Esta td bem??//

    saudadesssssssssssss.....


    Darlene...(",)

    ResponderExcluir
  60. Obrigada pela simpatia...

    carinho da musa

    um esboço

    uma linha

    um traço

    desfaço sentidos em palavras feitas poesia de emoções...

    musarenascentista

    ResponderExcluir