quarta-feira, 13 de abril de 2011

Como nasce uma ilustração?


Muita gente me pergunta: "como nasce uma ilustração?"
Claro que cada artista tem sua metodologia de trabalho, vou falar um pouco do meu.

Desenvolvi muitos trabalhos autorais, no caso da Branca de Neve, os Magos, Fadinhas entre tantos outros.
Nesse conceito de ilustração, deixo a mente voar... tudo pode! Além de fazer um desenho ao meu gosto, tento criar algo que tenham símbolos ou traços que o público, meu principal foco, possa se identificar. Claro que nao posso agradar a todos, mas tento abrir o leque o máximo possível, para atingir uma gama sempre maior. Particularmente todos os estilos me agradam, e muito! Minha vontade é fazer tudo e todos! Se eu não souber, vou treinar, até que eu consiga.

Se a ilustração a ser produzida é para a linha editorial ou institucional, a criação se dá a partir de um briefing do cliente.
Com base nele, começo o trabalho de estudos, pesquisas, aprovações... até que o trabalho final seja entregue.
Para um entendimento melhor, abaixo vou colar alguns trechos de conversa via mail, que serviram de briefing para a criação dessa ilustração feita para um livro, na Europa.

Entre perguntas e respostas, fomos ajustando a arte, até que o cliente aprovasse a sua publicação.
Para saber mais sobre a personagem principal Wolalina, é só clicar aqui.

My name is Daniel Karhunen and I'm from Sweden, Europe. I have a graphic novel, which is 100 pages long and the story is divided by 5 pages long stories that are connected to a big story about Wolalina, my female time travelling detective. I have artists from North America, South America, Europe and Asia and all of the pages are complete. These artists have worked for Marvel, Image, Top Cow, Dynamite Entertainment and many more.
Cliff Richards (Buffy, Wonder Woman) drew the cover for this book, Eisner award winner, Lan Medina, My friend, Hi-Fi Design's Brian Miller, who is now coloring that Legion story for DC Comics with Geoff Johns and George Perez as the writer and artist team did color my cover for this book.
Would you be interested in painting a pin-up page for this book?
Daniel
...
You can find pictures of her in my first e-mail, so that you know how she looks like a white woman with blonde hair and blue eyes and she in her 20s. I have an idea that she is playing poker with a cowboy in a Western saloon. She is dressed like a Western lady and I have attached a picture in this e-mail to show how she looks like in the saloon. She is angry and pointing a gun against the cheating cowboy, who has diamonds 11, 12, 13, 14, 15 on the table in front of him and it means he is cheating with cards that don't exist in poker and he is surprised that she has a gun in this picture. E-mail me if it's an okay idea.

Daniel
...
My idea was to have fictional cards for the cheater. Diamonds 11, Diamonds 12, Diamaonds 13, Diamonds 14, Diamonds 15. The bartender looks like a modern bartender with that modern blue shirt, which can be a problem, because I want it to feel like a Western environment, Andres.
Daniel
...
The picture is 25 x 33 inches and many artists work on 11x 17 inches pages. The picture is too wide, because you would have to have 22 x 33 to get 2/3 of the height or make it taller as 25 x 37,5 and then change the size to 11 x 17 inches.
Daniel


Com a ideia do cliente em mente, vou fazer minha parte, passar para o papel minha interpretação da ideia dele.
Nesse caso, esse foi o rough a ser aprovado:


Para o trabalho final sair com uma qualidade legal, referências são indispensáveis:


a imagem da mulher, usei como referencia a famosa galeria de SenshiStock no Deviantart.
E claro, as outras são do meu querido irmão :)
E claro, inspiração total nas obras do Norman Rockwell... Claro q é pretenção usá-lo como referencia para minhas humildes artes, masss.. o qto puder trazer comigo coisas de Rockwell, Frazetta, Elvgren e Bouguereau... estarei trazendo.

Mais pra frente, postarei mais briefings e processos de criação que fazem parte do meu cotidiano, para estamos sempre em sintonia.

Abraço a todos!!!

Pedido de desculpas e agradecimento!!!

Primeiramente gostaria de pedir mil desculpas pela minha ausência do mundo virtual, tanto aqui no BLOG, como em mails, deviantart, central... desculpem pela demora em responder. Responderei a todos e continuarei postando efetivamente como sempre o fiz :)

Em segundo lugar, gostaria de agradecer imensamente meus amigos seguidores e as visitas que meu blog vem apresentando com pouco tempo de vida.
Obrigado de coração, pois são vocês que me ajudam a chegar cada vez mais longe e são responsáveis por minha evolução e reconhecimento.
muiiiiito obrigado!!! Muitas novidades estão por vir.
Abração a todos!!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Auto-Retrato André Bdois

Seguindo o embalo das linhas, fiz esse auto-retrato usando linhas coloridas e algumas massas de cor, a partir de um fundo preto.

Fiz esse, para o biografia do site do estúdio onde trabalho.
Este não é um auto-retrato definitivo, na verdade pretendo fazer vários até chegar em um que eu possa dizer, "-É esse!" rs.

Depois de feito, alguns dias depois, pesquisei o significado de "Auto-Retrato"... claro que deveria ter pesquisado antes, talvez teria uma base melhor para fazer algo mais expressivo. Mas valeu como treino :)


Abaixo, um trecho da definição de auto-retrato, clicando aqui, vocês podem ler a texto na íntegra, é muito bacana!!!

Auto-retrato - Definição

"A produção de auto-retratos acompanha uma parcela considerável da história da arte. Não são poucas as vezes em que os artistas projetam suas próprias imagens no papel ou na tela, em trabalhos que trazem a marca da auto-reflexão e, por isso, tocam o gênero autobiográfico. Nesses retratos - em que os artistas se vêem e se deixam ver pelo espectador -, de modo geral, o foco está sobre o rosto, quase sempre em primeiro plano. O semblante do retratista/retratado raramente se apresenta em momento de relaxamento ou felicidade. Em geral, a visão do artista sobre si próprio é sombria, angustiada e até mesmo cruel, quando se evidenciam defeitos físicos ou mutilações... "

http://www.itaucultural.org.br

domingo, 23 de janeiro de 2011

A beleza de uma Linha...

Traça a reta e a curva,
a quebrada e a sinuosa
Tudo é preciso.
De tudo viverás.


Cuida com exatidão da perpendicular
e das paralelas perfeitas.
Com apurado rigor.
Sem esquadro, sem nível, sem fio de prumo,
traçarás perspectivas, projetarás estruturas.
Número, ritmo, distância, dimensão.
Tens os teus olhos, o teu pulso, a tua memória.


Construirás os labirintos impermanentes
que sucessivamente habitarás.


Todos os dias estarás refazendo o teu desenho.
Não te fatigues logo. Tens trabalho para toda a vida.
E nem para o teu sepulcro terás a medida certa.


Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.

Poesia de Cecília Meireles (Desenho)

Como perceberam em outras postagens, gosto muito de usar rafes ou desenhos antigos e dar-lhe uma nova roupagem.
Esta técnica de trabalhar 100% com linhas emaranhadas, sinceramente, não sei se existe mas como a arte não tem regras, o fiz e achei muito interessante o resultado.

O rafe original desta ilustra foi feito em meados de 2005, quando produzia séries e revistas de tattoo. Esta pose foi usada para a capa de uma revista de tatuagem.
O primeiro rafe saiu realista, por motivo de estilo na época.


Mas a minha intenção era deixá-lo levemente estilizado, pois meus magos caricatos estavam me rendendo um bom reconhecimento.


Esta é a capa que foi para as bancas. Para a época estava ótima, mas hoje percebo muitas falhas no desenho, cores e no projeto gráfico que desenvolvi.
Porém tenho muito carinho por ela.


Crédito para o artista Perkan, o qual me inspirei pra fazer o rostinho do dragão.