sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pintura Digital + Pintura Óleo = Evolução

A meses atrás, resolvi aprofundar meus conhecimentos em pintura a óleo. Com o incentivo de André Rodrigues, iniciei o curso de pintura renascentista com o Paulo Frade, no Lado B Estúdio.
A ideia de retomar a pintura em tela, focando a figura humana, foi para evoluir e me reciclar como artista. Meu interesse é aprender técnicas utilizadas pelos grandes mestres, para agregar conteúdos clássicos em minhas ilustrações manuais e digitais.
Sinto que meu campo de visão artístico está se ampliando.

(Foto: Sergio Deatchuk)
No início, a maior dificuldade foi dominar os pincéis...

...Mas devagar a gente vai chegando lá!

(Foto: Sergio Deatchuk)
Com muitas técnicas novas passadas pelo Mestre: preparo de tela, pincéis, tintas, mediuns, velaturas, underpaintigs, alla primas etc... Tudo vai ganhando sentido com a prática e muita observação.

(Foto: Sergio Deatchuk)
Primeiro treino com figura humana... mesmo em tons de cinza, é muito dificil fazer a figura ficar "viva". Mas a dica é: enxergar as massas!

Não ficou como eu queria, mas com calma, vamos aprendendo com os erros.

Com as tintas na paleta, comecei minha primeira tela colorida.

Como referência, usei um desenho meu feito digitalmente há alguns anos atrás.



Com as dicas do Mestre, aos poucos o desenho vai ganhando vida.

Ainda não está pronto. Em breve postarei a versão finalizada.

Técnica Alla Prima. O Paulo Frade começou a tela para demonstrar a técnica...
Usei como referência uma foto dos mestres Monarco e Casquinha, da Velha Guarda da Portela.

... e eu estou terminando. Ainda não está terminado.


15 comentários:

  1. O mais interessante, é constatar você percorrendo o caminho com humildade e motivação. Grande exemplo, para quem já é uma referência. Sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  2. eu acho ótimo aprofundar os conhecimentos, vira e mexe eu invisto nisso tbm, conhecimento nunca é demais!!!
    e seu trabalho está ótimo, vc esta se saindo bem com a tela tbm!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Fala, André! Muito bacana tudo; fotos, saber de sua constante busca pela evolução. Parabéns! É mesmo inspirador. As telas estão ficando ótimas.
    Abração,

    ResponderExcluir
  4. Poxa cara q muitooo loko Bdois muito legal isso, deixa eu te pergunta onde fica essa escola?
    eu queria fazer um curso assim =/

    abraçãooo

    ResponderExcluir
  5. Olá passando rapidinho,
    Tem um presentinho para você no meu cantinho.
    Bjos se cuida e tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir
  6. Olá André!

    Obrigada pela visita lá no blog!

    O seu blog está repleto de excelentes trabalhos!!! Bastou um primeiro olhar pelas postagens para sentir quanto vou aprender por aqui!

    Essa postagem me chamu atenção especial pq estou vivendo o momento de sair do papel e entrar na tela. E como tenho sofrido! rsrsrs quando percebo, estou tentando esfumaçar a pintura com o dedo! Sem falar na quantidade de detalhes técnicos que envolvem a pintura: desde a preparação das telas, velaturas, mediuns, etc... achei muito interessante teu trabalho em tela pq vc faz a tela por partes, exatamente como se faz o desenho... tenho muito o que aprender!!!

    Suas ilustrações são fantásticas! Tenho me interessado muito por ilustração nos últimos tempos, mas confesso que não sei nem por onde começar!!!

    Enfim, estou seguindo teu blog, parabéns pelo espaço!

    Abs,

    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Muitissimo obrigado pelos comentários de todos meus novos amigos blogueiros.. respondi cada um com muito prazer em suas respectivas páginas. Voltem sempre, muito obrigado!!! :)

    ResponderExcluir
  8. Seu trabalho é belíssimo! E ainda o divide conosco, de forma bem didática. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ta começando super bem na pintura heim meu camarada!Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Digo, pintura a óleo, por que pintura digital vc já é mestre!

    ResponderExcluir
  11. Faço minhas as palavras do Leonardo, vc está começando super bem na pintura convencional! E agora, lendo novamente o post, é que me dei conta de que vc está fazendo um excelente curso (visitei os links do Paulo Frade e do Lado B studio... ai que vontade de fazer o curso tb!!!). Vc conhece o blog Cozinha da Pintura? Tb é uma ajuda preciosa sobre materiais e técnicas de pintura a óleo!

    Um grande abraço!

    Luciana

    ResponderExcluir
  12. Tem hora que fico P..de morar no interior..tudo fica meio complicado para aprimoração, digo isso porque é muito dificil achar professores como o Frade que você tá fazendo aulas, de fato um grande mestre...parabéns pelos estudos!!!

    ResponderExcluir
  13. Caraca adorei as pinturas!
    Eu também estou querendo fazer aulas de pintura a óleo...não sou fera como vc, mas sempre desejei pintar a óleo! Acho lindo demais!
    Bjs, paz!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/
    http://artesanatoleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir