domingo, 4 de setembro de 2011

Aplicando cores!

Um processo de colorização que uso muito em minhas pinturas é a utilização de cores complementares.

Uma cor primária é sempre complementada por uma cor secundária. Esta é a cor que está em oposição a cor predominante no ambiente da ilustra.
As cores complementares que uso são: verde/vermelha... roxa/amarela... azul/laranja.

As cores complementares são usadas para dar força, equilíbrio e contraste a uma pintura. Por exemplo, quando queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta. O mesmo violeta em uma quantidade maior, pode neutralizar o amarelo.

O Disco cromático/teoria das cores são de grande importância, desde pintores à designers gráfico. Quem quiser ler mais sobre, deixo alguns links para leitura:

Teoria da Cor
Disco Cromático
Cores Complementares

Bom, esses trabalhos foram pedidos pelo amigo diretor de arte, Philippe.
Na época, trabalhava na QG Propaganda.
Os rafes para aprovação, foi feito pelo companheiro de trabalho, Bruno Paiva:



As finalizações e colorizações, foram feitas por mim.
Para trabalhar o clima e ambientização pedidas pelo briefing, optei trabalhar com as cores complementares em conjunto com cores terciarias.

Desenho finalizado...


Mais um cruzamente de cor primária com secundária... também com ajuda dos terciários...

Desenho finalizado...


Abração a todoss :D

Obrigado pela força!


29 comentários:

  1. Adoro a tua arte e apreciei muito a explanação sobre cores.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficou muito lindo a finalização da obra!
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Um talento inenarrável. Eu cheguei a fazer moda, mas dei um tempo (sinto saudade). Amei o seu trabalho e blog. Parabéns!

    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,

    Que trabalho fantástico! Adorei. Parabéns.


    Ótima semana! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Andre,

    Quem ficou feliz e honrada foi eu, rapaz!

    PS: Não coloco o gadget de seguidores nos meus blogs. Os amigos que quiserem dar este prazer basta pegar o link do meu blog e adicionar na lista de leitura no seu painel.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Haa... quem dera se eu tivesse o dom de desenhar *-*
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Fiquei muito feliz com seu comentário em meu bloguito rs.

    Desde de já ti sigo.
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Andre,
    Fiquei muito feliz em receber sua visita no meu blog.
    Amigo você é fantástico fiquei deslumbrada com seu trabalho.
    Gostei de ler você também ao meu ver seu trabalho é lindo e dificil de fazer.
    Estou seguindo seu blog convido a seguir o meu espero não perder você de vista.
    Quantas vezes gosto de um blog derrepente some de vista menino fico triste quando isso acontece comigo.
    Uma linda semana beijos meus.
    Evanir

    ResponderExcluir
  8. Vim agradecer e retribuir sua visita ao meu blog, e dizer também que simplesmente me apaixonei pelo conteúdo do seu blog.

    Antes da poesia, o desenho é uma das minhas paixões. hehe. Só que meu talento é praticamente zero. rsr

    Uma ótima semana! Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Encantada ! ficou linda a pintura. Muito úteis as informações ,para mim que sou leiga no assunto, sobre a utilização correta das cores. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. °º♥
    °º✿
    º° ✿♥ Olá, amigo!

    SENSACIONAL!!!

    Beijinhos.
    Minas°º♥
    °º✿
    º° ✿♥

    ResponderExcluir
  11. Olá, vim retribuir a visita ao meu Blog.. Muita obrigada. Gostei muito do seu espaço viu. Já estou seguindo. Bjos

    ResponderExcluir
  12. lindo seu trabalho!!!
    Parabens!!!
    Seja bem vindo, amigo
    Otima semana pra ti
    Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Olá querido amigo,

    Não entendo, o gadget de seguidores está funcionando normalmente. Tudo bem, o importante é a nossa amizade a partir de agora. Gostei muito da sua visita, obrigada. Você é muito agradável, um verdadeiro gentleman. Um forte abraço. Beijos e mais beijos!!

    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma.

    ResponderExcluir
  14. André muito interessante a teoria das cores que você postou, as vezes me pergunto, se no círculo cromático as primárias são o vermelho, azul e amarelo, porque não conseguimos alcançar os tons de violeta ou até mesmo os verdes vibrantes que vemos em algumas pinturas? Estava lendo em um site e agora não me lembro qual e consegui fazer belas cores usando como primárias o magenta, o azul fitalo e o amarelo limão, tipo as cores do computador foi um exercício muito interessante e consegui chegar em bons resultados.Parabéns pelo blog e um abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. André, seu trabalho é lindo e a gente percebe amor e sensibilidade em cada detalhe. Você é um artista que ama o que faz, está explícito em cada cantinho da sua tela. Adorei, obrigada pelo prestigio e carinho no meu Solidão de Alma. Volte sempre, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei das dicas!
    Valeu a visita lá no meu cafofo!kkk!
    Os desenhos como sempre são muito maneiros..adoro o estilo!
    Bjs, paz e boa semana!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/
    http://artesanatoleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Interessante sua arte meu amigo,,,existem mundos misturados entre cores...abraços de bom dia..

    ResponderExcluir
  18. Olá André,

    Passei para dizer que fiquei muito feliz em saber que você conseguiu (...), assim não perdemos mais o contato: ))) Um beijo com amizade e carinho!! Kiss!! Kiss!!

    ResponderExcluir
  19. Ehhhh!! Vamos comemorar?:)))
    Eu comemoro aqui mesmo!!
    Ahaha!! Bj André!!

    http://umblogsemfrescura.blogspot.com/

    Enigma.

    ResponderExcluir
  20. Ah meu querido e talentoso amigo! ficou demais como todas as suas obras! parabéns e espero poder um dia ter uma arte sua na capa de algum livro meu.
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  21. Fala, André! Rapaz, essa postagem está matadora! Muito boa mesmo. Parabéns!
    Bom feriado,
    Abração,

    ResponderExcluir
  22. Uma quinta feira linda pra vc. Sempre haverá um anjo zelando por você.
    Acredite.
    Renove-se. Ame-se de verdade. Agora é primavera vamos
    sentir o perfume que exalam das flores.
    Nessa primavéra linda venha comemorar comigo.
    Os meus 1000 seguidores.
    Muito simples mais deixei para você um mimo na minha postagem.
    Agradeço o carinho a mim dedicado.
    Deus abençoe você.
    Eu Amo Cada Um De vocês.
    Beijos de paz e luz.
    Evanir

    ResponderExcluir
  23. Hunnn que belo aqui!
    Trabalho esse assunto com meus alunos de teatro.
    mas...
    aqui estou pra convida-lo a conhecer meu canto e
    deixar la suas impressões sobre um assunto.
    Posso espera-lo la?
    ja te sigo pq sei que vamos falar de arte...
    amo.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  24. Valeu cara! Obrigado pelo comentário! e essas cores que vc usa são ótimas, boa escolha (deu um ar de fantasia). Vc conhece algum lugar que tenha bons tutoriais de colorização?

    ResponderExcluir
  25. Muitissimo obrigado pelos comentários de todos meus novos amigos blogueiros.. respondi cada um com muito prazer em suas respectivas páginas. Voltem sempre, muito obrigado!!! :)

    ResponderExcluir
  26. o dom.. mais o talento, estão presentes de uma forma muito forte aqui..
    parabéns pelo blog!
    voltarei aqui mais vezes e te espero lá também..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir